Notícias


Publicado: Quarta, 02 Outubro 2019 17:03

No último sábado (28/10), ocorreu na Fazenda Experimental da UninCor, o Dia D Obras para alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil. O evento consistiu em um dia de práticas no canteiro de obras e foi realizado durante o encontro presencial dos dois cursos que são oferecidos pela universidade, na modalidade Educação a Distância (EaD).

As atividades foram supervisionadas pelas coordenadoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, Marta Maria Burnier Ganimi e Marianne Silvestre Teixeira Almeida e a aula foi dividida em estações, onde foram demonstradas as práticas das disciplinas de topografia, matérias de construção, técnicas construtivas, núcleo de estruturas, desenho técnico, hidráulica, elétrica e planejamento e gestão de obras.

“O Dia D Obras foi fundamental para o conhecimento dos alunos, já que do ponto de vista da arquitetura buscamos novas soluções para os projetos, tirando partido do material, visando inovação nas propostas arquitetônicas. Em vez de trabalharmos o conteúdo apenas teoricamente, executar na prática, ainda trabalha a capacidade de raciocínio lógico e o desenvolvimento da visão espacial das estruturas”, explicou a professora Marta.

mais fotos no site:http://www.unincor.br/noticias-tres-coracoes/3277-unincor-realiza-dia-d-obras-na-fazenda-experimental


Professores da Unincor fazem laudo técnico para ONG’s de Lavras a pedido do Ministério Público.

No dia 19 de abril de 2018, a coordenadora, arquiteta e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UninCor, Marta Burnier, e o Arquiteto e Professor Luiz Henrique Evangelista, realizaram visita técnica e assessoria de acessibilidade na cidade de Lavras, à pedido do Ministério Público de Minas Gerais.

Com ajuda da ONG local ARPA - Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande - os professores vistoriaram algumas das principais ruas de Lavras, o trecho viário que se concentra entre a Praça Dr. Jorge, por meio das ruas Barão do Rio Branco, Santana, Praças Dr. Augusto Silva e Leonardo Venerando Pereira e Praça Augusto Silva e Dr. Francisco Sales, até a Praça dos Trabalhadores, onde ocorre o maior fluxo de pedestres.

O objetivo da visita técnica foi o de elaborar um laudo técnico que pudesse auxiliar o MPMG a acionar os entes responsáveis para tomarem devidas providências. Os professores percorreram as ruas de Lavras, fizeram fotografias, realizaram medições e anotações para a construção do laudo. Segundo o professor Luiz Henrique, “as cidades brasileiras tem problemas sérios de acessibilidade, é necessário a ação da comunidade e responsáveis para a melhoria da qualidade do espaço publico”. A vistoria foi acompanhada por profissionais da ARPA, uma ONG voltada para questões ambientais, a qual é parceira do MPMG.

Alunos da Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil EAD Unincor fazem visita técnica às obras do MART MINAS.

Acompanhados pelos professores Mauro Archanjo e Marianne Teixeira, os alunos dos cursos EAD de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unincor, visitaram o canteiro de obras do supermercado Mart Minas.

Na visita, os alunos tiveram contato com o empreendimento e suas instalações. Andaram pela obra, onde o engenheiro responsável pela obra os acompanhou e explicou sobre os processos e materiais aplicados.

De acordo com um dos alunos, "visitas técnicas são muito importantes, já que são oportunidades de entrarem em contato direto com a prática da profissão". A visita resultou em relatório feito pelos alunos, com uma finalidade pedagógica e de aprendizado.