Eventos

Palestra EAD - A Greve dos Caminhoneiros : O desafio da Mobilidade, Transporte e Logística Urbana no Brasil

A greve dos caminhoneiros, como ficou conhecida a paralização nacional dos profissionais da área de transporte e logística, foi tema de uma palestra ministrada pelo professor Luiz Henrique Evangelista para os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

A palestra foi pautada dentro das questões do Planejamento Urbano e regional, transporte e logística e mobilidade urbana. Professor e alunos discutiram sobre possíveis soluções para a crise do transporte e mobilidade no Brasil, sobre os arranjos regionais, sobre os diversos modais e estratégias de ordenação territoriais.

De acordo com o professor Luiz Henrique Evangelista, o qual ministrou a palestra, existe uma dificuldade de se implentar novos meios de transportes e modais no Brasil: “o Brasil é um país rodoviarista. Nossas conexões intermunicipais, nossa malha viária e nosso espaço público foram dimensionados para carros e caminhões. Num país de proporções continentais e exportador de matéria-prima e de produção agrícola não tinha como dar certo. Nossas cidades são feitas para os carros e não para as pessoas, as cidades viraram verdadeiros cemitérios por conta da falta de combustíveis nos dias da greve, isso diz muito sobre o nosso planejamento e sobre nossa percepção de cidade”.

O tema é de extrema importância para profissionais que lidarão diretamente com esses problemas em suas carreiras. Transporte e mobilidade precisam de ordenação territorial, o que é designado aos profissionais de arquitetura e urbanismo, como também precisa de infraestrutura, o que é da alçada dos Engenheiros Civis.

Jornada Acadêmica EAD - Palestras sobres temas contemporâneos

Do dia 18 ao dia 22 de junho de 2018, A UNINCOR GEAD – Gestão de Educação à Distância – realizou a jornada acadêmica EAD intitulada de: Diálogos da Contemporaneidade. Diversos foram os temas e recortes debatidos.

Os temas das palestras e seminários foram pautados nos problemas do século XXI. Foram apresentadas questões sobre construção civil, política internacional e relações dos Estados Contemporâneos, Sustentabilidade, Educação, Mercado, etc.

A ideia era de colocar os alunos dos diversos cursos EAD Unincor para interagirem sobre a complexidade dos temas debatidos. De acordo com Leandro Fávaro, o coordenador pedagógico dos Cursos EAD “é importante para os alunos o contato direto com temas contemporâneos. A contemporaneidade é baseada na complexidade. Somente profissionais antenados em diversos temas e discussões possuem a capacidade atuar na atual sociedade.

Todas as palestras foram ministradas via webconferências com professores convidados, onde houve interação entre alunos e palestrantes, discussões sobre os temas e abordagens interdisciplinares.

Palestra EAD - Incêndio no Museu Nacional: O desafio da proteção e conservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil.

No dia 12 de setembro de 2018, o professor de Técnicas Retrospectivas do curso de arquitetura e urbanismo EAD da Unincor, realizou uma palestra com os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil para debater sobre a questões que envolvem o patrimônio histórico e cultural do país.

Partindo da discussão de conceitos, o professor apresentou e discutiu com os alunos o conceito de patrimônio, as cartas patrimoniais, os órgãos responsáveis e os níveis e tipos de proteção, técnicas e teorias de restauro e sobre as questões políticas, sociais e culturais que estão envolta ao tema.

Arquitetos e Urbanistas são responsáveis pelo patrimônio edificado e sítios urbanos, são os profissionais mais indicados para a intervenção nos edifícios e áreas urbanas históricas, de acordo com o professor palestrante “há a clara necessidade de conscientização dos novos profissionais da construção civil sobre a sua responsabilidade dentro das discussões patrimoniais, tudo começa com a Educação Patrimonial.”

Treinamento Bim

Em outubro de 2019 foi ministrado um Treinamento em Tecnologia BIM, pela plataforma.

O palestrante foi o aluno da arquitetura da Unincor, especialista em tecnologia BIM.

Curso de Projeto de Combate a Incêndio e Pânico

No semestre 2019-1 foi gravado um curso com a Professora convidada Isabela Rodondaro a ser disponibilizado na Plataforma EAD para os alunos d arquitetura e urbanismo.

O curso faz parte de uma ação do IN LOCO em que são propostas melhorias nos bairros da cidade de Três Corações. É feito contato com a Associação de Moradores do bairro